Áreas Temáticas

LUGAR DO PETIZ
Dedicados aos mais novos, os jogos e brincadeiras de outrora trazem ao castelo a emoção dos primeiros passos do pequeno guerreiro.

POSTIGO DA TRAIÇÃO
A derradeira passagem para o exterior das muralhas é um trilho obscuro e perigoso, onde são despejados os enfermos, desvalidos, órfãos e dementes.

ARQUEIROS D`EL REI
Acampamento de arqueiros onde se recria a vida quotidiana destes povos, através dos ofícios militares e civis da época, tais como o fabrico de flechas, cotas de malha, forja, fundição, tecelagem, fabrico de velas e a cozinha de época.

AVES DE CAÇA
Neste espaço, o visitante poderá ter contacto com aves de rapina, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.

QUINTA DAS HISTÓRIAS
Este é um lugar de fantasia, aventuras e magia onde miúdos e graúdos podem ouvir contar as mais belas histórias sobre os animais do reino.

PAÇO DOS ROBERTOS
Um espaço de lazer e interatividade onde os Robertos e Marionetas são os anfitriões.

PRAÇA DE MERCADORES
Os mercadores da região acorrem para fazer seu negócio. A perspetiva da presença de muitas dezenas de curiosos aguça o pregão e multiplica o número de tendas e vendas que se montam na grande praça central.

BODEGAS E TABERNAS
A modéstia e a carência destes tempos obrigavam a uma cozinha criativa e esforçada, adaptada aos produtos locais e ao critério férreo do não desperdício. Enchem-se as casas de pasto de novos aromas e sabores e todos são convidados a sentar-se à mesa.

GIGANTES DE CAÇA
Vindos diretamente de terras germânicas, os gigantes de combate são os maiores e melhores cães de caça! Força, imponência e nobreza, tudo em cães gentis, dóceis e cuidadosos.

BOHÊMIOS
Movidos por um forte espírito aventureiro, este acampamento pretende retratar o local onde os saltimbancos ou mambembes pernoitavam e realizavam as suas lides diárias quando partiam em caravana para a conquista de um novo público.

A GUARDA DO ALCAIDE
Com a missão de proteger o centro do poder no concelho, a guarda do alcaide vive e treina, sempre preparada para defender de qualquer agressão do exterior e garantir a segurança dos aldeãos que se recolham à fortaleza.

GAFARIA Aqui vivem seres “perseguidos”, homens e mulheres do povo e da alta nobreza atingidos pelas epidemias, num cenário de realidade cruel e num clima de fatalidade e terror, devido às doenças fatais.

HORTAS DA FONTINHA
Esta área, de terrenos agrícolas agora transformados em verdejantes jardins nas margens do rio Almonda, oferece recantos de animação e de apoio para os miúdos e espaços de lazer para os graúdos.

MOURARIA
Excluída da circunscrição da vila, do lado de fora da muralha, a mouraria é o testemunho sempre presente do legado islâmico entre cristãos. As suas cores, aromas e sabores, os seus pregões, fazem deste espaço um lugar exótico e sedutor.

LUDUS STRATEGI
Numa época onde a estratégia, a astúcia e a destreza física eram fundamentais para fazer a diferença entre vencedores e vencidos, eis que surge, nesta área lúdica, um conjunto de jogos onde o visitante poderá defrontar os seus adversários e, com argúcia e destreza, ganhar os desafios.

PORTO DA FONTINHA
Nos arrabaldes das grandes vilas, vive uma população distinta da urbana, a quem alimenta e serve prestando assistência regular em necessidades fundamentais. No centro desta vivência, a estalagem, onde tudo acontece e onde, por entre copas e histórias, o bulício é constante e a azáfama permanente.

TROCACUEIROS
Neste novo espaço do recinto, as famílias poderão usufruir de uma estrutura criada a pensar no seu bem-estar e dos seus bebés. Aqui encontrará áreas dedicadas à higiene, à alimentação e às brincadeiras dos mais pequenos.