Momentos Para Participar

MOMENTOS PARA PARTICIPAR NA HISTÓRIA
Convidamos os visitantes a viver e a experienciar o quotidiano do século XVII. Um conjunto de oficinas, exposições, conversas, leituras encenadas e documentários para conhecer e pensar a História de Portugal.

O SEGREDO DO CASTELO
Ano da Graça de 1608, Manuel de Figueiredo é nomeado Cosmógrafo-mor de Portugal. Reina Filipe II. Vive-se a União Ibérica. O cosmógrafo é já conhecido nas mais proeminentes monarquias europeias (que estudaram e traduziram os seus trabalhos e medições). Hoje, vê-se confrontado com um dilema: entregar ou não ao rei segredos únicos sobre o império marítimo português. Pedro Nunes (mestre e mentor de Figueiredo) confiara-lhe informação única sobre os caprichos da natureza, decisivos para a vida e a morte de marinheiros experimentados. Manuel de Figueiredo jurara a Pedro Nunes não revelar estes segredos a ninguém, a não ser a El-Rei em pessoa. Agora, Filipe II nomeia-o Cosmógrafo-mor do Reino. Cumprirá o cosmógrafo a promessa feita?
Horário // sábado 15h, 16h, 17h, 18h, 21h, 22h, 23h e 24h; domingo 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 21h (marcação prévia)
Público-alvo // adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Duração // 30m Lotação // 8 pax Local // castelo
Inscrição // segredodocastelo@escapetower.com | 961 660 029 | 966 537 440
Durante o evento marcações no posto de informação do castelo

A ARTE DE CAÇAR COM AVES
As aves de rapina foram sempre fiéis companheiras da nobreza nas suas caçadas, sendo criadas e treinadas para o efeito. Neste espaço, o visitante poderá ter contacto com este tipo de aves, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.
Horário // sábado e domingo 18h
Público-alvo // m/16 anos ou menores de 16 anos acompanhados por um adulto Duração // 30 min. Lotação // 20 pax Local // Aves de Caça

O ARMEIRO DO ALCAIDE E O TREINO DE ESGRIMA
Os instrumentos de guerra foram evoluindo ao longo dos tempos. Mas qual a diferença entre uma adaga e uma espada? Quando se utilizava uma ou outra? Uma explicação das artes e instrumentos de guerra. A partir do treino básico de esgrima recrutaremos novos homens de armas, cujo domínio técnico culminará no juramento destes nobres escudeiros.
Horário // sábado e domingo 16h
Público-alvo //m/10 anos Duração //30 min. Lotação //40 pax
Local // Guarda do Alcaide

A OFICINA DE LUCETTE
Nesta oficina terá lugar a experimentação do tratamento da lã com uso da forquilha de cordão (lucette). Através da prática desta técnica amplamente utilizada em toda a Europa durante a época quinhentista, o visitante poderá criar e ficar com a sua própria peça.
Horário // sábado e domingo 15h e 18h
Público-alvo //m/7 anos Duração //30 min. Lotação // 12 pax
Local //Arqueiros d’el Rei

DE ARCO E FLECHA
Neste ofício serão demonstradas e explicadas as técnicas de produção das pontas, das varas e o entalhe do nock (ranhura onde trabalha a corda do arco), através de uma mesa pedagógica com uma breve história do arco em batalha e uma descrição das diferentes pontas utilizadas, terminando com uma demonstração de tiro.
Horário // sábado e domingo 15h e 18h
Público-alvo // m/ 7 anos Duração // 1h Lotação // 15 pax
Local // Arqueiros d’el Rei

A TINTURARIA
Utilizando técnicas medievais e produtos naturais de origem vegetal o visitante poderá presenciar e experimentar a transformação da lã natural numa lã com cor.
Horário // sábado e domingo 16h30
Público-alvo // m/ 7 anos Duração // 1h Lotação // 12 pax
Local // Arqueiros d’el Rei

O ARTESÃO DE VELAS
Partindo da História da Iluminação, o artesão irá demonstrar as técnicas de fabrico de velas com cera de abelha. O visitante será convidado a experimentar a técnica da imersão do pavio e da cera vertida sobre o pavio.
Horário // sábado e domingo 16h e 17h30
Público-alvo // m/ 7 anos Duração // 5 min. Lotação // 15 pax

AO SABOR DA PENA
Neste espaço o visitante poderá descobrir os segredos da caligrafia e da iluminura, conhecendo um pouco da História da Escrita: desde os mistérios do trabalho dos copistas, às técnicas ancestrais do fabrico das tintas e da preparação do pergaminho, dos cálamos e das penas. Com pena e tinta poderá ainda experimentar o estilo caligráfico gótico rotundo.
Horário // sábado e domingo das 16h às 20h
Público-alvo // m/16 anos Duração // 45 min. Lotação // 16 pax
Local // castelo

COZINHA
Inserido num ambiente de época e utilizando a nossa cozinha de campanha, propomos que os participantes ajudem a preparar uma refeição seguindo receitas de época. No final poderá fazer a degustação e levar consigo a receita.
Horário // sexta, sábado e domingo das 19h às 21h e domingo às 16h (lanche doce e salgado) (marcação prévia) Público-alvo // adultos Duração // 2 horas Lotação // 6 pessoas
Local // Arqueiros d’el Rei
Inscrição // oficinas@memoriasdahistoria.pt
Durante o evento marcações no posto de informação do castelo

COTA DE MALHA
A armadura de malha consiste num conjunto de anéis de ferro interligados, formando uma veste de malha que fornecia aos exércitos uma proteção eficaz contra golpes de armas cortantes. Este ofício demonstra o processo de fabrico da cota de malha nas diferentes peças de vestuário.
Horário // sábado e domingo 15h30, 17h e 18h30
Público-alvo // adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Duração // 45min Lotação // 4 pessoas
Local // Arqueiros d’el Rei

O CÉU DO COSMÓGRAFO
Observação astronómica nos idos de Manuel de Figueiredo e Galileu Galilei. Observação do céu noturno torrejano com recurso a telescópio. Para além de conhecer as estrelas e constelações, poderá observar a Lua bem como Júpiter e as suas luas.
Horário // sexta e sábado 22h00; 22h30; 23h00; 23h30 (marcação prévia) Público-alvo // adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Duração // 30min Lotação // 10 pessoas
Local // Biblioteca Municipal (entrada junto ao guarda-roupa)
Orientação // Nelson Correia (NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia)
Inscrição // oficinas@memoriasdahistoria.pt
Durante o evento marcações no posto de informação do castelo

IMPROVISOS MATEMÁTICOS
A partir do legado de Manuel de Figueiredo improvisam-se sobre o palco equações, multiplicações e outras operações. A matemática do dia-a-dia, a partir da visão de um ciclista para quem os números são verdadeiras acrobacias do raciocínio.
Horário // sexta 11h00 (escolas: alunos do 3.º ciclo)(marcação prévia)
sábado 15h30 (famílias) (marcação prévia)
Duração // 50min Lotação // 100 lugares
Local // Biblioteca Municipal (auditório) Orientação // Rogério Martins
Inscrição // oficinas@memoriasdahistoria.pt
Durante o evento marcações no posto de informação do castelo